terça-feira, 8 de dezembro de 2009

História da Astronomia

A ciência começou quando nasceram os primeiros cientistas, os homens primitivos. Estes homens eram movidos por uma grande curiosidade e poderão ter desenvolvido algumas teorias.

Por volta do século II a.C., Aristóteles desenvolveu a primeira teoria em que a Terra era o centro do Universo e todos os astros giravam à volta dela, em órbitas circulares e estes astros estavam apoiados em 55 bolas de cristal. Aristóteles também afirmou que o Universo acima da Lua era perfeito e descobriu que a Terra era redonda pela observação de um barco no horizonte (primeiro deixava-se de ver o casco e só depois a vela) e ao ver a sombra da Terra na Lua. A esta teoria foi aceite e chamada Teoria Geocêntrica.
Teoria Geocêntrica


Mais tarde, Aristarco investigou os estudos de Aristóteles e desenvolveu uma outra teoria, em que o Sol estava no centro do Sistema Solar e a Terra girava à volta do Sol, tal como os outros astros. Aristarco dizia também que o Universo era muito maior do que se pensava. A Teoria Heliocêntrica de Aristarco não foi aceite porque contrariava as ideias religiosas da época.

Teoria Heliocêntrica

Séculos mais tarde, Ptolomeu completou a teoria de Aristóteles de modo a que explicasse a diferença de brilho dos planetas, as defirentes fases da Lua, eclipses, etc. Ptolomeu disse que quando os planetas giravam à volta da Terra também descreviam uma órbita em torno de si próprios. Esta teoria foi aceite porque concordava com as ideias católicas da altura, em que a Terra era perfeita e estava no centro do Universo.

Copérnico estudou astronomia e desenvolveu a teoria de Aristarco. Dizia que a Terra efectuava um movimento de rotação e um movimento de translação à volta do Sol. Copérnico sabia que não podia revelar a sua descoberta, porque seria contra as ideias religiosas da época.

Galileu Galilei, com a sua luneta astronómica, observou as fases da Lua e de Vénus, e concluiu o mesmo que Copérnico. Galileu divulgou a sua teoria mas foi obrigado a desmenti-la devido à Inquisição.

Johannes Keppler descobriu que as órbitas dos planetas eram elípticas e comprovou as diferenças de brilho dos planetas.

Isaac Newton descobriu a força gravitacional, que impedia que os planetas caíssem no espaço. Esta lei contribuiu para a explicação da diferenças das velocidades dos planetas que giravam à volta do Sol.
Einstein aperfeiçoou estas teorias através da teoria da relatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário